quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Qual a diferença entre especialização, mestrado e doutorado?

Qual a diferença entre especialização, mestrado e doutorado?

Esses três tipos de formação são opções de pós-graduação com enfoques distintos. Os cursos de especialização - que têm como exemplos mais conhecidos os MBAs, voltados para a área de administração de empresas - são mais práticos e objetivos, visando um aprimoramento profissional. Já o mestrado e o doutorado são cursos de longa duração e costumam ser escolhidos por quem busca formação acadêmica na área da pesquisa científica ou quer seguir carreira como docente. A princípio, para lecionar em faculdades não é exigido que todos os profissionais tenham título de mestre ou de doutor. No entanto, como as universidades precisam ter, obrigatoriamente, um certo número de doutores em seus quadros, os profissionais com esses títulos conseguem melhores oportunidades de trabalho. Os cursos de pós-graduação foram regulamentados oficialmente no Brasil pelo Ministério da Educação (MEC) em 1969.




Essa é uma questão comum entre os acadêmicos, principalmente alunos do curso de Tecnologia em Silvicultura. O curso tem várias facetas, e talvez por isso, cause um pouco de confusão para responder "o que fazer depois da graduação"?


Esse texto acima foi retirado do site da editoraabril.com. Eu gostaria de ressaltar que o curso de Tecnologia é rápido, normalmente em 3 anos o aluno está formado. Se você sentir que quer estudar mais, procure um curso de especialização... porque? Um curso de mestrado é para quem quer seguir carreira acadêmica, doutorado, docência no ensino superior. Ou seja, não parece, mas muito mais concorrido do que o mercado profissional. 


VALORIZE SUA FORMAÇÃO! TECNOLOGIA É GRADUAÇÃO!


Faça aquilo que mais combina com você, com seu perfil profissional. Busque felicidade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário