O objetivo neste breve artigo é apresentar um posicionamento pessoal sobre o município de Capão Bonito, localizado na região sudoeste do estado de São Paulo - o estado mais rico do Brasil - mas conhecido popularmente como "Região da FOME".
A princípio, a gente acha que esse nome é por causa da miséria na região... mas não... é histórico, mas resultado de um descaso social desde o início da colonização. O trem que levava os passageiros para o Paraná fechava o restaurante justamente nesta região... caracterizando a região da fome...
Capão a princípio não tem nada Bonito... a gente chega na cidade e demora (às vezes nunca) para se acostumar com as calçadas e ruas estreitas, o pessoal que pára o carro no meio da rua para cumprimentar o colega... os fogos de artifício dia e noite, todos o dias - isso eu nunca vou entender o porquê... .
Mas a miséria realmente existe em Capão, assim como muita coisa Bonita, mas você precisa prestar atenção e abrir seu coração e sua mente... o que talvez o consumismo e valores capitalistas podem ocultar.
Aqui se encontra o maior maciço de floresta no estado de São Paulo. Não temos indústrias altamente poluidoras, e sim, o maior maciço de floresta plantada contínua. As pessoas são simples, de coração, humildes, e a maioria quer ajudar - sempre! É claro que encontramos joio no meio do trigo...
Mas eu vejo todas as coisas boas predominando sobre as que podemos suportar, mas não desejamos.
Não posso esquecer de algumas coisas importantes e específicas do local: o Bar Mãe Joana, que acolhe a todos como uma mãe... o que quer beber? comer? independente do que pedir, vai gostar!
A Feira da Lua na Cooperativa, toda segunda 6a. feira do mês... comidinhas japonesas!
A Feira de produtos agrícolas - em vários dias, completinha, linda!
Capão Bonito tem a FATEC e o curso de Tecnologia em Silvicultura: um diferencial enorme!!!
A faculdade é nova, mas estamos crescendo... e não vamos parar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário