segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Carta pessoal aos alunos

Não é agradável o clima para o primeiro post do ano... mas é importante registro histórico!
Essa foi a carta que enviei aos alunos, por email e pelo face, no dia 20 e 21 de fevereiro de 2014, após entrar na greve dos trabalhadores do Centro Paula Souza. Na minha unidade, a greve iniciou com maioria, mas em repentinas horas, após comunicado de corte de salário dos grevistas, somente 5 servidores mantiveram adesão ao movimento. Fica aqui o registro...

Prezados alunos,

Gostaria de expor minha posição referente à Greve no Centro Paula Souza, a fim de que possam compreender atitudes que precisam ser tomadas nos momentos certos.
Sou funcionária do CPS desde 2008, quando iniciei em ETEC. Logo de cara fui colocada como coordenadora de curso, e pude conhecer a parte administrativa internamente. Escolhi continuar na instituição, e sonhei que poderia ser para sempre na Fatec Capão Bonito. Há dois anos, nossas reivindicações foram aprovadas, em Decreto. Desde então, estamos claramente sendo usados como manipulação política do governo para ganhar votos. Não preciso destacar a dificuldade que uma Fatec tem de se manter, em vários aspectos, o que diretamente afeta a qualidade do ensino. E o número da expansão de unidades não pára de crescer!
Assim, caros alunos, quando foi deflagrada a greve geral pelo sindicato, foi o momento de demonstrar minha insatisfação, e de lutar por condições mais justas em termos trabalhistas. Somos os salários mais baixos no ensino profissional do estado de São Paulo (o mais rico do país), mas nesse momento, o que queremos é o Plano de Carreira que foi prometido, aprovado e engavetado!
Escrevo-lhes para informar minha posição, que afeta diretamente vocês, e agradecer por refletirem sobre esse momento.
O apoio de alunos é importante, pois fortalece o movimento. No entanto, o mais importante é a compreensão dos motivos que nos levam a tomar essa atitude, o que espero ter demonstrado.

Com muito respeito à vocês, obrigada!