sábado, 3 de março de 2012

Tecnologia em Silvicultura - produzir madeira nativa certificada e com qualidade superior

"A sociedade avança no entendimento do que é proteção ambiental e, nesse caminho, alguns aspectos que até recentemente não eram devidamente tratados e considerados estão passando a ser. É o caso da busca por inovações no setor florestal. A eficiência com o uso de novas tecnologias pode ampliar o uso da madeira, evitar o desperdício e, assim, diminuir a pressão sobre o desmatamento, principalmente os impactos negativos sobre essências que correm o risco de entrar na lista de espécies ameaçadas de extinção.


Um dos maiores desafios nesse cenário, porém, é a conservação das florestas nativas, de forma a se evitar o desmatamento irracional, visando atender às demandas por madeiras e derivados, o que precisa ser feito por meio do manejo florestal sustentável nas florestas naturais, legalmente possíveis, e/ou por meio de reflorestamentos.


Outro aspecto importante nesse contexto é levar em conta que, no mercado madeireiro, a globalização da economia também levou ao acirramento da concorrência, inclusive com empreendimentos vindos para o Brasil. Com isso, a “sobrevivência” passou a ser obrigatoriamente o objetivo maior de muitas empresas, muitas vezes com perdas de matérias-primas e de qualidade dos produtos pelo não uso das melhores tecnologias disponíveis.


A saída então é inovar tanto em termos de tecnologias quanto de processos produtivos, sem esquecer a sustentabilidade. Assim, o ponto de equilíbrio entre o socioeconômico e o ambiental no setor florestal ocorrerá como caminho seguro para enfrentar os desafios econômicos atuais. Isso através do uso das melhores tecnologias e de processos de gestão que tornem o setor mais competitivo e contribuam para a manutenção dos ecossistemas, seja nas áreas de plantios ou de florestas nativas."


Fonte: Luiz Fernando Schettino

Madeira 2012: competitividade, sustentabilidade e oportunidades
Artigo de Luiz Fernando Schettino, Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciência Florestal, Professor Universitário e Coordenador Temático do Madeira 2012
sexta, 02 de março de 2012